quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

História Cíclica!!!


Maquiavel foi o primeiro pensador a não enxergar a História como uma linha reta, progressiva (História linear) em que os fatos ocorriam, um após o outro, continuamente. Ele começou a enxergá-la como cíclica, como uma espiral. Buscava no passado, explicações para o presente. Foi o primeiro a perceber que com os erros do passado pode-se aprender algo.
O raciocínio dele foi extraordinário: não é à toa que é considerado um pensador clássico. Entretanto, ao contrário daquela mente genial, a minha parece não ser capaz de assimilar a idéia de usar os fatos do passado para não errar no presente, da mesma maneira! Entra ano, sai ano, histórias e estórias, e no fim das contas acabo repetindo as mesmas coisas, a mesma situação.
Lógico, alguns dos personagens mudam, talvez mude também o cenário e até o texto. Mas, o contexto, esse é basicamente o mesmo. E o fim... Bem, o fim também é o mesmo, assim como as suas causas.
O engraçado, é que sei exatamente onde está o erro, mas simplesmente não consigo modificar o meu comportamento. Parece até que alguma parte macabra do meu subconsciente sente prazer nesse desenrolar. É como se, involuntariamente, eu escolhesse sempre o mesmo final, para então, mais uma vez mudar alguns personagens, o cenário, o texto e, começar tudo de novo!
Já dizia Gonzaguinha que “começaria tudo outra vez, se preciso fosse...”. Eu concordo plenamente, até porque, faço com que as coisas de desenlacem de uma maneira, que o resultado é sempre semelhante. E digo mais, não me importo em começar de novo, mas queria que, pelo menos uma vez, a trama se desencadeasse de um jeito diferente. Poderia até chegar ao mesmo final patético, desde que, pelo menos a causa, o erro, fosse de outra natureza!








Nenhum comentário: