domingo, 6 de julho de 2008

Sociedade solidária

Essa madrugada, quando saíamos da boate (Zodíaco), resolvemos lanchar na lanchone vizinha antes de ir embora. Sentamos todos em duas mesas, fizemos nossos pedidos e ficamos conversando alegremente, relembrando a noite, planejando um churrasco, falando dos amigos... Todos um pouco cansados, mas despreocupados.
Então entra um rapaz, que encontra sua namorada, entre nossas mesas. Ele estava indignado, falando alto, e dizendo para quem quicé ouvir, que não iria mais comer ali, que a garçonete, que chegava com seu lanche, levasse o sanduíche e lhe devolvesse o dinheiro. Motivo? O rapaz de boa vontade resolveu pagar um lanche para dois meninos de rua que estavam a pedir comida em frente à lanchonete. Quando os garotos sentaram-se à mesa, vem um garçom, por ordem do gerente, ou do proprietário, para expulsá-los, dizendo que não poderia permitir que aquelas crianças comessem ali.
O casal, revoltado, vai falar com o proprietário, pois não havia motivo para aquelas crianças não comerem no estabelecimento, afinal, eles iriam pagar o lanche. Mas o proprietário, irredutível, diz que não vai permitir que eles comam ali. Os dois trocam ofensas e o proprietário termina dizendo a seguinte frase:
- Se você quiser leve eles para comer na sua casa, porque aqui eles não comem não!
Todos nós, que estávamos nas mesas, acompanhando o causo, nos indignamos, comentando que era discriminação, que não havia motivo para aquele comportamento do dono do lugar... Enfim, todos entendemos e apoiamos a causa do casal, que ainda discussaram em voz alta, para que todos ouvissem, sobre a falta de respeito com as pessoas, e a discriminação, até que foram embora, extremamente exaltados, a noite perdida.
Então, nosso lanche chega. Nós ficamos lá sentados, conversando alegremente, relembrando a noite, fazendo planos para um churrasco, e saboreando nossos deliciosos sanduíches... Fomos embora extremamente felizes, a noite fôra ótima...

Nenhum comentário: