domingo, 7 de setembro de 2008

Ser feliz é questão de coragem!

Tanto tempo sem escrever, tanta coisa para dizer, e nem sei por onde começar. Nem sei direito o que eu quero falar! Sei somente que PRECISO expressar essa profusão de coias que se passam na minha mente e no meu coração de alguma forma.

Acho que é esta a razão de eu gostar tanto de arte: ela permite que eu expresse toda esse confusão mental/espiritual que sou. Ela simplesmente funciona como um escape para tanta energia, pouco aproveitada, não canalizada.

Percebo agora que minha maior dificuldade é traçar um objetivo e lutar por ele, porque sou muito inconstante. Esforço-me ao máximo para me adequar aos padrões sociais, e me estabilizar em um bom emprego que garanta o sustento de minha bela família, formada com uma namorada/esposa que nem tenho, nem posso ter, já não conseguiria suprir suas necessidades afetivas e econômicas.

Mas a verdade é que não consigo me contentar com o que está ao meu alcance, me ressinto daquilo que poderia ter, porque acho que seria capaz de alcançar, mas que não tenho por não ter sido forte o bastante para sustentar minhas opiniões, idéias e ideais. Vivo preso ao “se”, e não consigo me conformar.

Não consigo aceitar que um emprego em que se ganhe bem para manter o status e o padrão de vida já atingido pelos meus pais seja o bastante. Para mim, tem que ser um trabalho em que eu encontre satisfação, me faça feliz. Não acho suficiente ganhar dinheiro, quero fazê-lo sentindo tesão por minha profissão.

A questão é: o que dá tesão? Eu sei exatamente o que, mas não sou forte o bastante para ficar o pé no chão e me empenhar de cabeça por meu sonho. Sou um sonhador. Mas o tipo de sonhador que core atrás de seus sonhos. É triste dizer, mas percebo que daqueles que fica no mundo dos sonhos mesmo, no mundo do se!

Um amigo bem mais experiente que eu, numa conversa, me disse uma grande verdade, sobre o que é viver bem, o que ser feliz. Ele me falou que a chave é não se cobrar em nada e não permitir que terceiros lhe cobrem também. È preciso ter a coragem para viver conforme sua alma exige independente do que outros venham a pensar.

O incrível é que ele falava em não se cobrar, então entendi que ele queria dizer que não devemos nos deixar influenciar pelas cobranças dos outros, e aceitar quem somos, o que somos, independentemente do que alguém venha a pensar sobre isso. Afinal, o erro está em querer corresponder às expectativas dos demais. E é exatamente nesse ponto que é preciso ter coragem. Coragem de ser, o que se é, e não de ser o que querem que sejamos.
Será que eu consigo isso? Quantas pessoas realmente conseguem? Ser feliz não é fácil mesmo, até que se encontre a coragem, para sê-lo.

Um comentário:

Feiticeira disse...

Cada qual pode voar,quando decidir que é capaz de o fazer.Deixa a visao que tens dentro do coracao ser o projecto da tua vida ...SORRI...

Se um dia hei-de ser po,cinza e nada...Que seja a minha noite uma alvorada...Que saiba me perder pra me encontrar...

Sê feliz, meu amigo... porque é tudo o que importa..
Beijos
Cris