sexta-feira, 4 de abril de 2008

Ah, Rio de Janeiro!


Esse fim de semana eu fui ao Rio de Janeiro! A cidade é realmente linda! Claro que não fiquei perto das favelas, nem de focos de dengue, nem de todos aqueles problemas que vemos na televisão diariamente. Quer dizer, nos dias que fiquei por lá, andamos muito a pé e de ônibus, mas não fomos assaltados, ao contrário do que se esperaria, dada a influência da mídia sobre nosso imaginário.
Acho que, como toda cidade, existem os locais que são mais perigosos, em que as mazelas da sociedade nos atingem de frente, mas assim como aqui onde moro não tenho contanto quase que nenhum com essa realidade, lá também não tive.
È bem verdade que vi os morros apinhados de casinhas, uma por cima da outras numa confusão de tijolos e ruelas, mas só de longe. Talvez os cariocas sejam bons em maquiar a realidade. Talvez eu não estivesse nem um pouco preocupado em conhecer o Rio do dia-a-dia, do tráfico e das mortes... De qualquer forma, eu era um turista: aquilo que vi e os locais por onde andei muito me agradaram!
Nos hospedamos em um Hotel antigo, simples no bairro do Flamengo, chamado Paysandu Hotel, na Avenida Paysandu. Por falar em bairro, os que vi eram todos muito parecidos: prédios enormes e antigos, com comércio no térreo e apartamentos residenciais nos outros andares. Quase não vi casas.
As pessoas me lembravam as daqui, apesar do sotaque! Acho que o estilo de vida é muito influenciado pelas praias, e eu fiquei nessa região praieira! Provavelmente, para que mora nos bairros mais afastados a coisa não seja tão boa assim. Inclusive, essa é uma conclusão a que chagamos: se você tiver dinheiro para morar numa região como essa do Flamengo, você poderá viver bem no Rio, mas para manter o padrão de vida que temos aqui, por lá, seria preciso ter muito mais dinheiro.
O que mais me encantou é que a cidade respira História! Os prédios antigos, da época do Império, de quando o Rio foi Capital Federal, as Igrejas antigas... Sem falar na obra de Deus!
Ver a cidade lá de cima, do topo do Pão de Açúcar, foi indescritível. Nos faz ver como somos pequenos e imperfeitos diante de Deus! Como não somos nada diante de tudo que ele É e PODE.
Além disso, para quem gosta de música e teatro, a cidade é mesmo maravilhosa. Inúmeras peças em cartaz ao mesmo tempo, vários cantores, músicos e bandas, para todos os gostos. A cidade nos proporciona essa miscelânea de estilos musicais e cênicos, formidável. Fez-me querer voltar a atuar com todas as minhas forças!
Conheci o Theatro Municipal e fiquei apaixonado!!! Um dia eu ainda me apresento naquele palco centenário, cantando com o coral, ou quem sabe, como ator!! Sonhar nunca é demais, né? Achei o máximo ver escrito na pedra “sahida” e “theatro”!
Também visitamos o Palácio do Catete, e a Confeitaria Colombo. Enquanto tomava meu café expresso com creme, fiquei imaginando as rodas de intelectuais lá dentro, Olavo Bilac declamando suas poesias... Fantástico. Lá dentro todos nos sentimos reis! E tem mesmo que ser rei para poder pagar a conta!
Pois é, o Rio de Janeiro me encantou! Fiquei até pensando seriamente em ir morar lá! Passar um tempo... Como se fosse assim, tão fácil!

Nenhum comentário: